quarta-feira, 25 de março de 2009

Plantas

Vegetal é o reino das plantas, algas, árvores, gramas, frutas, verduras, legumes, pragas, ervas, fuminhos e outros. É o reino verde dos seres vivos. A maioria dos pertencentes a este reino são verdes, fazem fotossíntese, liberam oxigênio e não se movem. Há algumas exceções, como a planta dos pés, que e move diariamente, a alga vermelha assassina, que é vermelha e não verde e a cebola, que libera gás lacrimejante.

Espécies


O reino vegetal é dividido em 5 espécies: arvorídeos, algíveos, plantascarnivorídeos, gramídeos e maconhídeos. Os arvorídeos são representados pelas árvores, que como característica principal possuem troncos. Os algíveos são representados pelas algas, muito usadas em xampus e remédios para alguma doença maluca que ninguém nunca viu. Os plantacarnivorídeos são representados pelas plantas carnívoras, conhecidas como canibalinhas. Estas plantas são perigosas e podem comer até o seu dedo ou sua minhoca. Os gramídeos são representados pelas gramas de estádios de futebol e os maconhídeos são representados pelas plantas alucinantes e viajativas


Cogumelos


Apesar da idéia de muitas pessoas em relação aos cogumelos, estes não são vegetais. Cogumelos fazem pate do reino dos animais, provavelmente insetos. Ou seja, eles não fazem fotossíntese, nem são verdes, nem possuem folhas, então não podem ser vegetais.


A fotossíntese

Esta é a grande importância das plantas. Com a fotossíntese, a planta suga o gás carbônico, mastiga bem e cospe oxigênio. Se não fosse as árvores, hoje o mundo estaria coberto de fumaças, como Cubatão. A fotossíntese acontece assim: A planta chupa o ar, separa o gás carbônico do oxigênio, engole o gás carbônico, e elimina o oxigênio. Ah sim, as plantas precisam da luz para separar o gás carbônico do oxigênio. Assim como a pipoca, o oxigênio só se separa do gás quando é esquentado.


Exemplos


* Cenoura
* Cebola
* Batata
* Vagem
* Feijão
* Arroz
* Sapo (É verde, então é um vegetal)
* Gafanhoto (Idem)
* Esponja-do-mar
* Anêmona-do-Mar (Tem até tentaculos folhas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário